quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Vale do Jequitinhonha

A região do Rio do Jequitinhonha localiza-se a nordeste do Estado de Minas Gerais.
 O Alto Jequitinhonha continha muito ouro e diamantes, que despertaram a atenção dos Bandeirantes paulistas e dos reis de Portugal. Os mineradores vasculharam os leitos dos rios e seus afluentes, obtendo riqueza fácil. Atualmente não existe mais um tapete verde e sim uma colcha de retalhes. É a velhice precoce do solo espezinhado, espoliado, surrado pelo pisar constante dos animais vorazes , pelas queimadas e pelas estiagens causticantes.
 O Vale do Jequitinhonha é considerado uma das  regiões mais pobres do  Estado de Minas Gerais, e, é também considerado pelos parâmetros da  UNESCO uma das mais pobres do mundo.
No entanto, assim como a maioria dos brasileiros, lá existem verdadeiros guerreiros e artistas que conseguem transformar essa realidade, tornando escassez em arte.


Hoje o Vale do Jequitinhonha é reconhecido mundialmente pelo seu artesanato.


 No Vale do Jequitinhonha  produz-se um excelente e criativo artesanato em  Cerâmica, Tecelagem, Cestaria, Esculturas em Madeira, Trabalhos em Couro, Bordados, Pintura, Desenho, Música.

Inicialmente foram produzidas peças utilitárias como moringas, panelas, potes, entre outros.

Com o passar do tempo passaram a produzir peças decorativas “de enfeite” como dizem. Figuras humanas, animais, cenas do cotidiano, tipos, usos e costumes da região.


No processo usam rudimentares fornos a lenha.Os pigmentos usados na decoração (pintura) são naturais extraídos de barro encontrados nas muitas jazidas de argila da região.

A vida dos artesãos começou a melhorar com a criação de comissões voltadas ao desenvolvimento da cidade e da atividade que eles exerciam. Assim foram possíveis vendas das peças para a cidade de Belo Horizonte (capital mineira), tornando-as mais visíveis e trazendo incentivo aos artesãos.





Atualmente as peças produzidas no Vale do Jequitinhonha podem ser encontradas em grandes feiras de artesanato em todo o país, durante todo o ano.

Gostaira de parabenizar esses artistas que conseguem fazer do pó, algo encantador, admirável e plausível!!!
A todos eles meus cumprimentos e votos de muito sucesso!!!


Como não poderia faltar, estas peças aí embaixo são minhas, embelezando minha cozinha. Foram adquiridas numa exposição que aconteceu em minha cidade, que fica beeeeeem longe do Vale do Jequitinhonha, mas bem perto de alguma forma. Não são lindas?!?!


Bejokas!!!

Um comentário:

  1. Oi, Aline!
    Me senti honrada quando li esta postagem, primeiro porque sou do vale, depois porque sou artesã e também gosto de "inventar moda". Graças à Deus, a realidade do vale vem mudando lentamente, mas dá para perceber que o nosso povo mais do que nunca tem sido guerreiro. Gostaria de indicar a você o blog de uma amiga ceramista, cujo trabalho é magnifico. Eu até "inventei moda" de querer aprender! O endereço é: http//www.bonecasdovale.blogspot.com
    bjs!
    Madu Martins

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!!!

Você também poderá gostar de: